
Ale Moraes

Causo nº 6

Causo nº 6
Estado novo, cidade nova... velhos problemas... Como de costume, sempre tem alguém querendo vender a casa, reformar ou se mudar... então temos que nos mudar novamente! Mas se vocês pensam que já vamos para outra cidade, se enganaram! Ainda vamos ficar em João Pessoa. Mais alguns meses, e batemos nosso recorde após casamento...
Mas pra onde mudar? Moramos de um lado da cidade e trabalhamos de outro... Aqui o aluguel é alto, gastamos muito combustível, o mercado é caro e as escolinhas também... Então, que tal morar perto do trabalho? Grande idéia... Procura, procura, procura... e mais procura. Ainda temos 3 meses pra sair do apartamento... Vamos sem pressa...
...agora faltam 2 meses... ainda temos tempo.
...agora só falta 1 mês... Mas 30 dias ainda é muito tempo pra procurar!
...agora só restam 15 dias. Epa... agora "lascou". Não tem casa boa nessa cidade (por um preço razoável)... e apartamento é pior ainda. Mas onde vamos encontrar qualquer coisa agora? Meu Deus!!!
Anúncio na internet: Apartamento de 3 quartos. Cidade dos Colibris. (??????????). O que é isso? Google? Ahhhhh... é pertinho do trabalho... e apesar do bairro não ter nada, é próximo aos bairros maiores. Vai esse mesmo! E se não for esse, ficamos na rua, pois não há outra opção.
Proprietária do apartamento: super complicada, para não se dizer chata. Mudar para qualquer lugar já causa grandes transtornos... agora, mudar para um apartamento completamente pelado, isso sim causa horrores. Como mudar para um lugar, se você já não tem mais: cozinha, guarda-roupas, armário de banheiro...? Pois é... a única solução é negociar a compra desses móveis embutidos com a proprietária.
-Colocar armário de cozinha e box no banheiro? Só se eles pagarem a metade, disse a proprietária. Como assim pagar a metade??? Vamos pagar pela metade de algo que não será nosso? Ela é louca? Louca ou não, tivemos que aceitar, pois lembre-se, era nossa única opção no momento.
E então nos mudamos... mas como todo bom brasileiro, nem os armários e nem o box foram instalados antes da mudança... e se passaram quase 1 mês até os supostos "prestadores de serviço" aparecerem.
Primeiro dia no apartamento novo... um caos! Sem armários e nem box do banheiro... Mas vamos que vamos...
Mas que noite mal dormida... Acho que tem pernilongo aqui, ou melhor, muriçocas... Deixe-me ver. Acendo a luz... Somente 20 pernilongos... Nossa!!!! Deixe-me ver as crianças... Nossa, mais de 15 picadas nas perninhas do Gui... Mas o que é isso? Terra dos pernilongos? Esse bairro deveria se chamar Cidade das Muriçocas e não dos Colibris. E sabe qual foi a solução pra esse problema, depois de usar litros de inseticidas, inseticidas de tomadas, vários vidros de repelente líquidos e 1 caixa de Coala Citronela? Telar todo o apartamento. Morar em casa gradeada aqui já é um luxo , mas em casa telada é verdadeiramente lindo... Vejam a foto que postei abaixo...
E além das muriçocas, tivemos outras várias visitas inconvenientes...
Domingo de manhã... bate à porta o fornecedor do box do banheiro e seus 5 ajudantes (???)... Isso mesmo... ele trouxe a família inteira, que ficou acampando na minha calçada. Cinco minutos após entrar, o senhor disse que teria que sair, mas que seus dois filhos cuidariam da instalação do box. Ok! Sem problemas... desde que o serviço seja executado, não importa quem fará... Será??? Mais cinco minutos e um dos garotos sai do banheiro com uma cara estranha, olhando para o almoço que estava na mesa... Chegou no sofá da sala, o arrastou e foi pra varanda (devido ao espaço, nosso sofá fica na frente da porta da varanda, que nem usamos). Mas voltando ao rapaz, ele encarou tanto a casa, que já comecei a imaginar coisas... Será que é algum tipo de ladrão? E agora? Um minutos depois, sai o garoto mais novo do banheiro e vai lá fora com o mais velho, que acabara de sair da varanda e ir para fora do apartamento. Como sou curiosa, fui ver o que estava acontecendo. De repente, dou de cara com o rapaz mais velho, sentado no chão do prédio, com a cabeça entre as pernas... O outro rapaz entrou e saiu do banheiro novamente dizendo que não poderia fazer a instalação porque faltava algo. O que será que está acontecendo? Então perguntei:
- O que há com o rapaz? Ele está passando mal?
- Não... apenas bebeu demais ontem e está quase vomitando. (?????????)
Meu Deus, o que era aquilo? E ainda continuou:
- Daqui a pouco meu pai chega e termina o serviço. Me arruma sal?
Oxi... sal? Pra quê? (pensei)
Mas dei o sal pra ele, que levou para o irmão comer... E ainda disse que ia fazer ele melhorar... Aff...
Quatro horas depois chega o pai, com a maior cara de pau... Então, vamos terminar, disse o senhor. Terminar o que, se nem começou nada, pensei. Mas por incrível que pareça, em 30 minutos o serviço estava concluído. Ufa, primeira etapa concluída. Faltava só o armário da cozinha.
E esse nem tão simpático fornecedor, foi mais atrapalhado ainda. Após 1 mês sem armários no apartamento, mantendo tudo em caixas e por cima dos móveis, finalmente chega o instalador. Não sei como é possível, mas além de quebrar meu banquinho para subir ao instalar o armário (é isso mesmo... ele não trouxe escada), ainda instalou o balcão da cozinha com um vão de 10 cm da pia, alegando que era pra água não escorrer... Nossssaaa... ficou lindo! Afff! Poeira pra todo lado... entra e sai no apartamento, barulho e bagunça, mas após 2 horas tudo estava concluído. Feio, mas concluído. E hoje, como está? Mais feio ainda... 3 meses depois, as portas já estão desalinhas e a gaveta abre sozinha. Serviço de primeira!
E se vocês pensam que as visitas terminaram, enganam-se. Ainda vieram o rapaz do insufilm, que instalou o espelhado do lado contrário no banheiro (pra nossa privacidade, não vemos ninguém... mas todos do prédio ao lado nos vêem), o rapaz da internet à rádio, que fez a gentileza de subir na cobertura do prédio e fazer xixi na portinha de entrada (ao lado da porta do morador da cobertura), o rapaz que veio trazer a grade que encomendamos para instalar (esse foi demais... conseguiu inverter altura com largura... agora nossas grades são as mais chiques da cidade, pois são horizontais), e os diversos montadores de móveis que vieram montar os móveis novos do quarto da Ju (que além de inverterem algumas peças, levaram o dia todo para montar cada parte)... Mas essa história eu preciso detalhar.
Decididamente, não devemos comprar móveis pela internet... ainda mais quando esse móveis estão a 3.000 km da sua casa e a transportadora que os trarão é atrapalhada. Tempo de fabricação previsto: 2 meses. Tempo de entrega previsto: 15 dias. Tempo real de fabricação e envio: 4 meses. E quando entregaram, só chegou a metade. A outra metade chegou após 15 dias. Ou melhor, quase chegou. Após descarregar todas as caixas, o rapaz olhou pra mim e disse: "Oxi, não mandaram a caixa de parafusos (?????)... teremos que levar os móveis de volta". Como assim? Os parafusos não vem junto nas caixas das partes em madeira? Aff... Vou reclamar com o fornecedor. E após 5 ligações e 1 reclamação no "Reclame Aqui", ficaram de me mandar os parafusos ou eu comprar e eles me reembolsarem. Mais 15 dias, e a transportadora trouxe os móveis de volta, sem os supostos parafusos. Quer saber, vamos abrir pra ver se estão faltando mesmo? E adivinha? Não estavam faltando... Os parafusos, TODOS, estavam lá, bonitinhos... presos nas madeiras. Afffffffffffff.... Bora então instalar? Após 4 promessas de instalação e 1 única visita real, veio o instalador montar. E não é que deu certo (apesar dele inverter umas partes). Agora nossa pitica está com um quartinho novo, do jeitinho que ela sempre sonhou.
Mas como" alegria de pobre dura pouco", 1 mês após a montagem do quarto, algo inusitado e bem inusitado aconteceu. Em uma bela noite de chuva, acordo com um barulho de água descendo pelo ralo do banheiro. Mas como assim, pensei... não tem ninguém acordado! Então decido levantar para ver o que era. Quando piso no chão, meus pés se molham... Mas o que é isso? Vou acender a luz. Meu Deus... a casa está inundada! Corro para o quintal (que é muito pequeno), para ver o que estava acontecendo... Bem... até aqui vocês entenderam, mas não devem estar entendendo como um apartamento pode estar inundando e ter um quintal... Calma, deixe-me explicar. É que moramos no térreo, que possui um corredorzinho lateral que apelidamos de quintal, pois é exclusivo do nosso AP. Mas voltando a água... Abrimos a porta da cozinha e o que vimos era algo inacreditável. O ralo do quintal estava entupido e como água não tinha pra onde escoar, entrou toda para o apartamento. E quando digo toda, é toda mesmo. Todos os cômodos ficaram alagados, com 2 dedos de altura. E como os construtores são geniais, pra onde vocês pensam que era a "caída" do apartamento? Pras janelas, é claro... lado oposto aos ralos da casa... Aff.... Mais uma noite acordada tirado a água do apartamento e tentando desentupir o ralo... Mas o balanço final não foi positivo. Todos os móveis do quarto da Ju estufaram embaixo e os do quarto do Gui, estouraram... É inacreditável. Como uma pessoa consegue ter sua casa alagada em pleno nordeste, bem pertinho do sertão? Só a gente mesmo... E depois não vão dizer que não tenho histórias pra contar...
E sabem o que mais descobri com essa inundação (além de ser a única pessoa com a casa alagada na época de seca)? Descobri que nosso bairro (e todos os bairros vizinhos) não tem esgotamento sanitário e sim uma bela e linda fossa... E que há meses atrás, o mesmo aconteceu no apartamento vizinho, mas não com água da chuva, e sim com o refluxo do esgoto... Afff... Éca! Essa não... O que mais será que vai acontecer???
E nessas idas e vindas, acabamos descobrindo que não valeu a pena morar tão perto assim do trabalho... Agora gastamos mais com gasolina, pois ficamos mais no trânsito... gastamos o mesmo com escolas, e os mercados são tão caros quanto os de antes... num balanço geral, a única coisa que valeu a pena foi o aluguel. Mas o que já gastamos com serviços e inundação, daria pra ter pago um aluguel mais caro por um ano. É... vivendo e quase aprendendo... afinal, com certeza terei mais causos quentinhos pra contar em breve. Até lá!
![]() Telinha... Chique no úrrrrtimo!Dá pra acreditar que essa é a varanda do meu apartamento? |
---|
![]() Balcão da PiaServiço de primeira... Apenas 10 cm de recuo! |
![]() Balcão da PiaÀs vezes, minha cozinha fica parecida com a cozinha do filme "Sexto Sentido"... rs! |
![]() Grade da janelaIsso sim é grade chique... Nada de grade de presidiário! |
![]() InundaçãoTodas as partes brilhantes não são cera, mas sim o reflexo das lâmpadas na água do chão! |
![]() InundaçãoCaos! |