
Ale Moraes

Causo nº 5

Causo nº 5
Às vezes fico me perguntando como alguém que vem à sua casa de bermuda e chinelo pode ser considerado um prestador de serviço... ainda mais quando acha que tem tanta intimidade, que até refrigerante pode pedir.
Após algumas surpresas com alguns prestadores de serviços, como Sky, GVT, pintor, faxineira, dedetizador... achei que nada mais poderia surpreender, até conhecer aquela dupla dinâmica que instalariam, ou melhor, tentariam instalar o ventilador de teto do meu quarto. Apesar de eu não ter feito curso algum sobre ventiladores de tento, tenho certeza que, para instalar um, não são necessárias 9 horas na casa do cliente. Isso mesmo... eu disse NOVE horas!
Primeiramente, deixe-me contar como cheguei a essa dupla mais que dinâmica. Depois de passar muito calor na terrinha e com os hormônios da gravidez, me trazendo, cada vez mais, calor, decidimos comprar um ventilador de teto. Mas como vamos instalar? O vendedor da loja, tentando ser prestativo, e eu disse "tentando", nos deu o cartão de um instalador, que mal sabia atender o telefone. Após muitas ligações, conseguimos marcar essa visita tão prazerosa e rápida!
Dia da instalação: 8 horas da manhã! Nossa, que pontual.
- Não se preocupe, doutora, o serviço é rápido, disse o super-instalador. Nesse momento vocês devem estar pensando: "será que ela é médica ou advogada, pois até agora não revelou sua profissão". Nããããooo... Na Paraíba, basta você ter "cara", e eu disse "cara" de rico, que logo te chamam de "doutor"... Bom pra mim, pois sempre quis ser advogada e mesmo sem o "canudo", agora sou doutora...
Saio para o trabalho, certa de que quando voltar para almoçar, já terei um ventinho no meu quarto. Mas ao meio-dia e quinze a surpresa: fios e ferramentas espalhadas pelo chão... entra e sai de pessoas pela casa... manchas de mãos por todo o teto do quarto e paredes, e se não bastasse, um cachorro muito "mala" gritando porque estava trancado do lado de fora a mais de 4 horas.
- Mas o que está acontecendo aqui, perguntei aos instaladores.
- Nada, "dotora"... está tudo sobre controle. O problema, é que o forro do seu apartamento é de gesso e não há como prender o ventilador... Mas não se preocupe... vamos passar o fio por dentro e prender. (?????) Mais 1 horinha e estará pronto.
- Ok, respondi e voltei a trabalhar com aquela velha "pulguinha atrás da orelha". Como ele vai prender o ventilador por dentro do gesso?
Após a apreensão do almoço, consegui ter uma tarde de trabalho tranqüila e produtiva.
Chegando em casa às 17:30, pasme... lá estava a dupla dinâmica, AINDA, tentando instalar o ventilador.
- Pronto, "dotora"... está tudo instalado... mas como tivemos muito trabalho, o valor vai ser maior do que combinamos... Fica 100 reais. (Como é que é? Paguei 150 no ventilador... agora querem me cobrar quase isso pra instalar?)... Mas fazer o que... tive que pagar!
Ufa... pelo menos agora terei uma noite mais fresquinha... e até que não ficou feio... o ventilador está bem apoiado... Mas espere! O que é isso? As pás foram colocadas ao contrário? Como isso é possível? Mas tudo bem... deixe-me ligá-lo! "nhec, nhec, nhec..." Que som é esse? Noooossssaaaa... o ventilador está todo mole... Mas é claro, ele não prendeu no teto e sim num fio... e não me pergunte como isso é possível, porque até hoje não entendi! E que cheiro de queimado é esse? Ahhhh não... Será que vai queimar?
E com muito sacrifício, porque tem que brigar muito para que um prestador volte à sua casa, os instaladores voltaram para resolver o suposto problema do cheiro de queimado.
- Isso não é da instalação... é alguma coisa interna. Você terá que procurar a assistência técnica – disse o instalador.
Resumo da história: procurei a assistência, fiquei 15 dias sem o ventilador e quando ele voltou, continuou balançando, com cheiro de queimado e vários adesivos colados pela assistência técnica.
Mas vocês pensam que ficou por ai? Mudança de casa... novo instalador de ventiladores. Problemas diferentes dessa vez... somente um "rombo" no gesso do teto, que dá pra passar uma criança, muita sujeira pelo chão, 4 horas de barulho e mais 100 reais de prejuízo.
Se a instalação de um ventilador de teto é assim, nem quero imaginar como será a do ar-condicionado. Mas essa fica para o próximo causo!